A água é o insumo utilizado em caldeiras e garantir a sua qualidade é de suma importância para evitar danos comprometem a eficiência térmica e operacional desse tipo de equipamento. O tratamento de água para caldeira irá otimizar a operação e tornando o processo de geração de vapor muito mais seguro.
Para que serve o tratamento de água para caldeira?
Um dos problemas mais graves que ocorre em geradores de vapor é a formação de depósitos duros e aderentes, comumente denominados incrustações ou crostas.
As incrustações são extremamente prejudiciais pois provocam substancial perda de eficiência da caldeira, já que funcionam como verdadeiros isolantes térmicos, dificultando a transferência de calor dos gases de combustão para a água. São problemas comuns causados pela ausência de tratamento da água de alimentação de caldeiras a formação de depósitos como incrustações e corrosão.
Quais são os problemas causados pelas incrustações?
O primeiro efeito da formação da incrustação é um aumento do consumo de combustível, para manter a temperatura na água da caldeira, necessitamos vencer a nova barreira, que é a crosta. Uma forma prática de sabermos se uma caldeira está sofrendo incrustações é através do acompanhamento da temperatura de saída de gases, pois conforme aumenta a espessura do depósito, aumenta a temperatura dos gases na chaminé.
Outro problema que ocorre em caldeiras é a corrosão. São muitos os contaminantes encontrados em águas para abastecimento de caldeiras, sendo que, destacam-se, pelos problemas de corrosão que originam, o oxigênio dissolvido, a amônia e o gás carbônico. A corrosão desgasta todo o material da caldeira, podendo atingir até a vedação das válvulas de segurança.
Quais são os benefícios do tratamento de água de caldeira?
Portanto, algumas vantagens do tratamento de água de cadeira são:
• Vapor seguro e confiável que garante a operação;
• Economia de água e energia que minimiza diretamente seu custo total de operação;
• Extensão da vida útil dos equipamentos;
Conclusão
Existem diversos tipos de tratamento para evitar a formação das incrustações de dureza, sendo necessária a análise criteriosa das variáveis principais como qualidade da água de reposição, pressão de operação da caldeira, facilidades existentes, custo admissível e os produtos mais adequados.
Todos os nossos especialistas estão à disposição para te ajudar a encontrar a melhor solução para as necessidades da sua empresa. Ficou interessado? Entre em contato conosco!