Aplicação de Dióxido de Cloro em ETA’S: redução de trihalometanos 

trihalometanos

Compartilhe este post:

Em estações de tratamento de água é necessária a aplicação de produtos para oxidação e desinfecção, esse processo tem por objetivo controlar a propagação das doenças e auxiliar na remoção de impurezas dissolvidas na água, sendo essencial para destruição de microrganismos patogênicos através da aplicação de dióxido de cloro. 

A crescente poluição dos mananciais, principalmente por compostos orgânicos tem aumentado a preocupação com a geração de THM (trihalometanos), que constituem um grupo de compostos orgânicos halogenados. O controle tem se tornado cada vez mais rígido e se justifica por se tratar de uma fração potencialmente tóxica para a saúde humana. 

Os THMs surgem da reação entre o cloro com as substâncias naturalmente presentes na água, como ácidos fúlvicos e húmicos. Estudos indicam que a concentração de THM na água é diretamente proporcional à concentração de substâncias húmicas, temperatura e pH. 

Os trihalometanos (THMs) comumente encontrados nas águas são:

  • Clorofórmio;
  • Bromodiclorometano;
  • Dibromoclorometano;
  • Bromofórmio;

VOCÊ SABIA?

Uma diferença muito importante entre a aplicação de cloro e dióxido de cloro é que o dióxido não forma THMs como subproduto do tratamento.

NÓS TEMOS A SOLUÇÃO!

O dióxido de cloro é um gás cuja fórmula é ClO2, de coloração amarelo esverdeado, mais denso que o ar, altamente solúvel em água e instável, devido a sua instabilidade deve ser gerado próximo ao ponto de aplicação através da reação entre o clorito de sódio (NaClO2) e ácido clorídrico (HCl), conforme reação abaixo:

5 NaClO2 + 4 HCl = 4 ClO2 + 5 NaCl + 2 H2O

CLORITO DE SÓDIO + ÁCIDO CLORÍDRICO = DIÓXIDO DE CLORO + CLORETO DE SÓDIO + ÁGUA

A decomposição do dióxido de cloro em solução aquosa é intensificada pela luz e os produtos as decomposições resultam em íons cloretos (Cl) e cloratos (ClO3). O Ministério da Saúde determina limites considerados seguros para cada um dos subprodutos monitorados na água, a fim de evitar o aparecimento de doenças na população. 

Em estações de tratamento de água, tanto para uso como água potável ou uso industrial, o dióxido de cloro pode ser empregado para as seguintes etapas:

  • Pré-oxidação,
  • Classificação,
  • Desinfecção,
  • Redes de distribuição.

Além disso, pode ser utilizado para tratamento de águas de processo, no tratamento de efluentes industriais, indústrias alimentícias, desinfecção em processos CIP, cervejarias, indústria papeleira, dentre outras. 

Entre em contato conosco! Temos uma equipe especializada que irá suprir quaisquer dúvidas e lhe ajudar a implantar esse sistema e otimizar os resultados de sua empresa.

Cadaste-se em nossa newsletter!

Receba informações sobre novidades, lançamentos e informativos da Degani-Vaduz.

Conteúdo relacionado

Conheça nossos produtos

Há 35 anos produzindo especialidades químicas.