Quais são os tipos de corrosão e como evitá-las?

corrosão

Compartilhe este post:

Limpar e fazer manutenção constantemente pode evitar que ocorra o processo de corrosão dentro das torres de resfriamento, e com isso, também impedir os malefícios dessa ação. 

Hoje, vamos explicar quais são os tipos de corrosão para que você possa identificar quando o equipamento está com esse problema. Além disso, iremos mostrar como evitar que isso aconteça na sua indústria. Confira! 

Quais são os tipos de corrosão?

Pittings 

Também conhecido como pites, é o tipo de corrosão mais destrutiva. Isso acontece pois tem grande capacidade de penetração puntiforme e localizada. 

Corrosão galvânica 

Ocorre quando dois ou mais metais com grande diferença de potencial de oxidação estão ligados ou imersos em um eletrólito, como por exemplo, água com sais dissolvidos. Para resolver esse problema, é necessário organizar a disposição dos metais. 

Corrosão sob fissura ou cavidade 

Pode ser encontrado em áreas isoladas de forma intensa e localizada. Alguns exemplos são rachaduras, rebites e parte inferior de depósitos. 

Corrosão por tensão fraturante 

É causada por tensão no metal em locais onde há fraturas e quebras. Ocorre principalmente em aços inoxidáveis e latão. 

Esfoliação ou separação de liga 

Acontece quando um ou mais componentes de uma liga metálica são removidos de forma seletiva do metal. O processo é influenciado pela metalurgia das ligas envolvidas, condições ambientais e características físicas e químicas da água utilizada. 

Corrosão intergranular 

É encontrada nas imediações dos grãos do metal em níveis moleculares. Na maioria das vezes, ocorre em locais com temperaturas elevadas ou grandes esforços. 

Abrasão 

A abrasão é uma das principais causas de erros em sistemas e instalações de água de resfriamento. Acontece quando a superfície do metal é submetida a força aplicada pelos sólidos suspensos, bolhas de gases ou pelo próprio fluxo do líquido. Dessa forma, acaba causando a deterioração. 

Como evitar corrosões? 

Existe uma série de ações preventivas que você pode tomar. Alguns exemplos são escolher uma água com características amenas quando há disponibilidade de fontes, usar equipamentos de pré-tratamento e aplicar as soluções para caldeiras e torres de resfriamento da Degani-Vaduz. 

Essas e outras ações corretivas estão relacionadas a gestão da água interna das caldeiras e dos sistemas de refrigeração. Assim, coordenam o seu equilíbrio físico e químico por meio de operações de descarga do fundo, controle de pH, drenagem de fundo das bacias das torres e reservatórios, etc. 

Dessa forma, é possível garantir a aplicação de produtos químicos e realizar o controle analítico, que ajuda a identificar contaminações e desvios do parâmetro de controle. 

Visite o site da Degani-Vaduz e saiba mais detalhes sobre esses e outros produtos! 

Cadaste-se em nossa newsletter!

Receba informações sobre novidades, lançamentos e informativos da Degani-Vaduz.

Conteúdo relacionado

Conheça nossos produtos

Há 35 anos produzindo especialidades químicas.